Reunião para discussão dos Protocolos para o Cardeal-Amarelo

Depois de um bom tempo fora, cuidando das publicações e da vida como pós-doutorando da UFRGS, trago boas notícias.

O CEMAVE (Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres), a Coordenação de Planos de Ação (ICMBIO), o Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul estão organizando uma reunião para discutir protocolos para o cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), com foco em assuntos tais como: manutenção e reprodução em cativeiro; protocolos de reintrodução; protocolos de avaliação sanitária; identificação de áreas de soltura e monitoria pós-soltura; estratégias de fiscalização das áreas de soltura e outros assuntos relacionados. Pela primeira vez teremos representantes do ministério público estadual, polícia civil, polícia militar reunidos juntamente com pesquisadores e instituições de pesquisa e conservação para discutir soluções em torno do cardeal-amarelo. Portanto é uma reunião extremamente importante, coroando o esforço de um trabalho que iniciou em 2005 e continua até hoje para a conservação dessa espécie. Em 2006 (veja a publicação aqui) nós já tinhamos feito uma reunião para criar um plano de ação para a espécie. Mas em função da criação do ICMBIO e mudança de políticas internas, aquele trabalho não foi adiante. Mas a vantagem é que já fizemos aquela discussão, portanto o trabalho agora não parte do zero!

Esta reunião sobre Protocolos para Cardeal-amarelo, será realizada nos dias 02 e 03 de agosto de 2011, no auditório do Departamento de Genética da UFRGS, campus do vale. E, infelizmente, não é uma reunião aberta ao público. Mas contribuições on-line serão bem vindas.

E é uma reunião preparatória para a oficina de trabalho de elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho, que será realizada de 12 a 16 de setembro de 2011, em Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas