Viagem ao Uruguay - Junho 2006.



Em junho realizei o primeiro campo ao Uruguay. Fui até Guichón, Departamento de Paysandú. O cardeal-amarelo, outrora abundante em todo o território uruguaio, agora está restrito a alguns poucos departamentos. A impressão mais forte que se tem é a diferença de hábitat. O ambiente típico de Gubernatrix cristata no Uruguay é denominado Monte Parque em uma formação vegetal chamada algarrobal. Há banhado por todos os lados. No RS é diferente. A pergunta que me faço é se o ambiente hoje supostamente utilizado pelo cardeal-amarelo no RS é o típico aqui ou uma adaptação a um ambiente bastante alterado. Espero responder a essa pergunta ao longo do trabalho.

Comentários

Anônimo disse…
O día 17 deste mes fuí a fazenda do meu vizinho,e ví 6 cardeais amarelos;eram dois casais com um filhotes,já saído do ninho.-Um casal tinha feito o ninho num árvore(ombú)das casas mesmo,longe d'agua.-
O outro casal,tinha feito o ninho bem perto dum pequeno banhado,o flhote era macho e estava ficando o amarelo na celha.-
Tentando filmar e molhei-me ate os juelhos(nao sei si estou escrivendo bem a palavra)
Os ninhos ficam 800 m.um do outro.
Aparentemente existem outros cardeais no campo,o home que mora e trabalha no mesmo falou de ver,no inverno,bandos de 10,12 cardeais.-
Tiréi videos,mais nao consegui fazer cantar os pássaros,quando tocava play-back do canto eles nao cantaram,so cuando e afastava-me.-
Nao existem algarrobos no campo,o habitat e o mesmo do paroaria coronata)cardeal común o do sul),nem momento ficaram pousados as duas especies no mesmo árvore,bem pertinho um do outro,que bonita cena!!
Vou voltar para tentar tirar video cantando,so conseguí gravar uma canto curto,mais de longe,já envie a Xeno-Canto.-
Em forte abraço,meu e-mail e alvaricc@gmail com.uy
Unknown disse…
Ola amigo temos uma paixão pelos mesmos passaros, cardeal amarelo, um belo passaro, um canto lindo.

Postagens mais visitadas