(23 a 26/05/2008), Parque Estadual do Espinilho (P.E.E.):


Após o avistamento dos indivíduos de Gubernatrix cristata na visitação de janeiro, retornamos ao P.E.E no mês de maio, desta vez devidamente preparados para realizar a captura dos indivíduos e a coleta de dados dos mesmos, bem como o posterior monitoramento. Nesta visita, o P.E.E. estava sob nova gestão, a do Sr. Fábio Simões Pires que a partir de então passou a tomar conhecimento do projeto Cardeal-amarelo e a colaborar de várias formas com a equipe e os trabalhos realizados. Durante estes dias que permanecemos em campo, pudemos realizar a captura de alguns indivíduos, os quais foram devidamente anilhados e tiveram a coleta de dados morfométricos e genéticos. Também foi possível acompanhar os mesmos indivíduos em dias posteriores ao da captura/anilhamento e se constatou a integridade dos mesmos no “pós manuseio” e também algumas características da espécie no ambiente natural. Graças às anilhas se tornou possível também a individualização e o acompanhamento deles à distância e conseqüente monitoramento dos deslocamentos diários, atividade essa que passou a ser realizada já nessa expedição.

Comentários

Rui disse…
Claiton.
Ficou muito legal a reportagem. Muito engenhoso o truque de pegar o passarinho com uma rede usando o canto gravado. Tomara que ninguém use este truque para retirar mais aves da natureza.
Um abração
Rui
Anônimo disse…
Oi, me chamo Pablo e crio pássaros registrados. O Cardeal amarelo é criado por muitas pessoas e sua reprodução em cativeiro é relativamente fácil. Não poderia o IBAMA solicitar alguns filhotes desses criadores para repovoamento da espécie? Existem muitos cardeais amarelos em ambiente doméstico, portanto, creio que a preservação da espécie seria facilitada se houvesse essa doação de espécimes machos e fêmeas de alguns criadores para o seu projeto. Caso queira, posso me candidatar a doar algum casal.

Pablo Reis: pablogomesreis@hotmail.com

Postagens mais visitadas